sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

DESPREZADO, ABANDONADO, DESCONSIDERADO E DESVALORIZADO

Vila de Cucujães é uma terra cheia de história. E se recuarmos na história, vamos observar que Cucujães já foi autónomo e Oliveira de Azeméis uma pequena aldeia, sim Cucujães já foi um município! Mas se reparam nós o utilizamos o passado, mas segundo a ADRITEM , Cucujães actualmente deixou de ser considerado um território urbano, para ser considerado um território rural. Os leitores conseguiram "ver" como Cucujães ao longo do tempo tem perdido prestigio?

Por isso é que dizemos que Cucujães foi abandonado, esquecido  e até mesmo desprezado. 
Existe muitas situações em Cucujães que podem confirmar a veracidade destas palavras. Por isso, queremos alertar todos os cucujanenses para uma situação que não está esquecida pelas pessoas que gostam e amam a sua terra. Porém , está esquecida e desvalorizada pelo actual executivo da CMOAZ.

É tão verdade, que enquanto este artigo estava a ser elaborado, a página do Facebook do PS de Cucujães colocou um comentário sobre o Jornal Correio de Azeméis que chama à atenção para o mesmo problema que vamos analisar aqui. Isto só mostra, que os cucujanenses estão muito preocupados.

Mais ou menos à 18 anos atrás as câmaras de Ovar, Stª. Mª. da Feira e Oliveira de Azeméis receberam verbas para que a estrada nº 327 (que vai da Ponte de Cavaleiros a Ovar) recebessem infra-estruturas, saneamento, água, pavimentação e passeios. As câmaras de Ovar e STª. Mª. da Feira cumpriram. A CMOAZ só cumpriu
metade do trajecto que lhe pertencia. Ou seja, da Ponte de Cavaleiros até ao "Mira" o projecto aconteceu, mas do mira até à entrada de Agoncida o projecto não foi efectuado. Foi completamente esquecido pela CMOAZ. 

Como dissemos acima, esta situação não foi esquecida pelos cucujanenses atentos e interessados no bem de Cucujães. Constantemente a CMOAZ tem sido lembrada desta situação, mas esta, faz "ouvidos de mercador". Durante o ano de 2014 esta situação foi várias vezes trazia à atenção nas assembleias da câmara. Numa das assembleias da câmara, nomeadamente no dia 06/02/2014 o Vereador da câmara Engº Joaquim Jorge chamou à atenção desta situação. Vejamos como tudo aconteceu...


"Seguidamente o Senhor Presidente concedeu o uso da palavra ao Vereador Eng.º Joaquim Jorge que disse: Senhor Presidente,…

… Eu não era para falar sobre vias, mas a introdução feita pela Ana de Jesus em relação à Rua do Mosteiro leva-me, Senhor Presidente, a pedir a sua atenção especial para esta rua.
É uma rua extremamente perigosa e é quase preciso virmos a Oliveira de Azeméis para encontramos vias em paralelo que não pertencem a zona históricas e que são vias principais atravessadas por tráfego intenso. Esta é uma via estrutural para a freguesia de Cucujães, é uma porta de entrada ou de saída, como quisermos, para o concelho de Oliveira de Azeméis, para vários municípios vizinhos e é uma via que ser for reabilitada é uma via importante para a promoção e desenvolvimento da freguesia de Cucujães, que é das mais importantes do concelho.
É evidente que estamos a falar de uma via extensa e precisamente por ser uma via extensa exige que seja feito um planeamento em termos de uma intervenção faseada e é importante que se faça esse planeamento, é importante que o município nos sucessivos orçamentos vá incluindo verbas que consigam dar respostas a esse planeamento faseado, porque efectivamente trata-se de uma das vias que apresenta no concelho tráfego mais intenso e uma das vias mais perigosas do concelho, não tenho qualquer dúvida sobre isso, felizmente para todos nós não tem sido pródiga em acidentes, pelo menos de alguma gravidade e esperamos que assim se venha a manter."

(A ata desta reunião pode ser lida AQUI )

Qual foi a resposta por parte do Presidente da Câmara a esta chamada de atenção ? Do que lemos, uma tremenda confusão e deu como desculpa um problema com um proprietário que não se lembra do nome e não sei mais o quê... blábláblá... Como se isto fosse um problema e impedimento para fazerem as dita obras.

Para ver maior, clique na imagem
Como vimos, Cucujães está vergonhosamente esquecido e desprezado. Pois se fosse intenção de acabar aquilo que ainda não terminaram já o tinham feito, mas simplesmente olham para o lado... e assim esse troço está sem saneamento, água, pavimentação e passeios. Ainda por cima com uns remendos que fizeram, esta estrada além de escorregadia e perigosa agora conta com enormes buracos.


Mas... há aqui uma questão que não entendemos. Se a CMOAZ recebeu uma verba suficiente para fazer este trabalho, trabalho este que não acabou, para onde foi o dinheiro?

Caros cucujanenses, tirem as vossas próprias conclusões e já agora,conseguem perceber, porque é que Cucujães está a ser DESPREZADO, ABANDONADO, DESCONSIDERADO e principalmente DESVALORIZADO?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sempre que comentar, por favor identifique-se. Comentários anónimos não serão publicados e serão automaticamente apagados. Qualquer comentário que vise denegrir o blogue ou autor dos artigos, o comentário será automaticamente eliminado.

O Evoluir Cucujães